Intimidade e desejo sexual no casal.
No contexto do Grupo de Interesse Especial Famílias, Conjugalidades, Parentalidades, Sexualidades, recentemente criado na Sociedade, convidamos a participar da descursão. Participante na Comunidade , Intimidade e desejo sexual no casal: Um problema irresolúvel ou um paradoxo a gerir?
Esta apresentação – bem como as seguintes cuja agenda apresentamos em baixo - decorrerá na Plataforma Second Life, com a seguinte estrutura:
Parte 1: Intimidade & Desejo Sexual no Casal – Panorama Teórico e Empírico;
Parte 2: O Projecto Intimidades: Resultados preliminares Qualitativos & Quantitativos;
Parte 3: Discussão dos resultados e Implicações Clínicas;
Resumo da Apresentação
A comunidade científica e clínica tem vindo a afirmar que um dos principais desafios para os casais é o impacto do tempo de relação na manutenção do desejo sexual. Alguns estudos indicam que enquanto algumas dimensões associadas à intimidade (i.e. partilha e proximidade) tendem a aumentar ao longo da relação, o desejo sexual e os construtos associados (i.e. paixão, actividade sexual) tendem a diminuir. Mais recentemente, alguns autores sugerem que relações amorosas com elevados níveis de partilha e fusão podem ser particularmente prejudiciais para a manutenção do desejo sexual. Recuperando o conceito de diferenciação como possível variável mediadora entre intimidade e desejo, o Projecto Intimidades, enquadrado numa perspectiva sistémica, propõe-se investigar estes temas, através de metodologias qualitativas e quantitativas. Nesta comunicação irão ser apresentados os resultados preliminares do Projecto, assim como o panorama teórico envolvente e as suas implicações clínicas.